Segundo informações havia iniciado em Pindamonhangaba uma Operação que deveria durar ate a próxima semana, a missão foi realizada na região do Araretama / Bem Viver e como um pente fino em relação a fiscalizações de veículos em transito pela cidade toda já que Pinda teve um súbito aumento em furtos, roubos, a veículos automotor e motocicletas onde alguns destes veículos vem sendo empreendidos outros crimes e teve como objetivo intensificar o policiamento preventivo e ostensivo pela cidade.
Felizmente andar pela cidade pode ter ficado um pouco mais seguro, com a apreensões de várias motos e carros onde muitos foi por direção perigosa. alcoolizados na direção, falta de documentação, CNH, alguns por transporte de entorpecentes, em averiguação de antecedentes e apreensão de armas de fogo de vários calibres
Infelizmente muitos dos munícipes que também dependiam de seus veículos para se sustentar e ou a família tiveram os mesmos apreendidos por irregularidades como pneus careca, farol irregular, sinaleira irregular (setas), retrovisores (espelhos), transporte de carga e pessoas de forma irregular ou licenciamento, CNH vencidas, categorias em desacordo com o tipo de veículo e carga ou transporte, ou falta dela. isso incluiu também a verificação emissão de ruído.
O transtorno aos cidadãos de bem foi enorme, a pergunta que não quer calar: a prefeitura poderia ter começado com está operação há algum tempo atrás como exemplo em 2023 e não agora as portas das eleições municipais, já que a última “Operação Pindamonhangaba Segura” foi realizada em 2021, qual contou com a presença da BAEP, ROCAN, FORÇA TATICA, VTR do Radio Monitoramento, policiamento Rodoviário e o Helicóptero Águia juntamente com um contingente municipal da GCM, departamento de postura e transito totalizando mais de 70 agentes na operação e foi realizada em Moreira Cesar. O reforço no policiamento na cidade na última terça-feira dia 03/09 se deu ao um destacamento policial qual esta na sua fase final de formação e Pindamonhangaba foi escolhida para este dia de fazer estagio.
Em 2021 época da operação a Capitã PM Lucimeire Gerônimo, ressaltou a importância do combate a criminalidade e orientou que acionasse a polícia pelo 190 caso de indivíduos armado, drogas ou um delito qualquer. Se a intenção foi passar um pano para o atual vice prefeito, onde o mesmo disse ser a favor da continuidade da famosas saidinhas, o tiro saiu pela culatra mais uma vez pois toda população ficava apreensiva com eles circulando pela cidade não só aqui em Pinda qual registrava um significativo aumento em determinados crimes como furtos, roubos, assaltos a residências e comércios na região periférica e estupros, outras cidades também registravam esses números.
Outra fala que ficou indigesta para a população foi a do atual candidato a assumir o cargo de prefeito, foi quando indagado sobre a segurança publica sobre os homicídios que vem sendo recorrentes nos bairros periféricos e o aumento do trafico de entorpecentes na cidade durante o debate promovido pela Band Vale no dia 14/08, Que cuja resposta foi mais ou menos assim: “Que faria investimento na segurança da cidade, mas não poderia se responsabilizar por cada morte que ocorre na cidade“. Existe uma investigação da GAECO e da Policia Federal ativa qual vem investigando o envolvimento e a ação das facções criminosas nas prefeituras do estado, tanto na capital e região metropolitana e principalmente no interior nas mais diversas áreas de atuação dentro do município, exemplo disto a empresa Viva Pinda teve seu contrato renovado sem o processo de licitação qual vem sendo investigada por suspeita de envolvimento com facções criminosas na região sul e centro-oeste do pais, cuja família proprietária da empresa já tem sua passagem pelo MP-MG.
Sabe-se que tem um GCM que vem sendo processado “por matar uma abelha que estaria picando a orelha de um individuo”, qual já “era velho conhecido” de vários irmãos de farda do mesmo, que foi abordado em atitude suspeita e de posse de uma lavadora de alta pressão segundo ele recebida em um dos pontos comerciais de entorpecentes existente na cidade, qual segue em seu martírio jurídico sem nenhum apoio de seu empregador que até o momento do fato se encontrava a serviço da cidade. E ocasiões diferentes durante as entrevistas ao ser questionado o prefeito dizia estar prestando apoio ao mesmo e sua família informação esta que ia contra comentários de familiares e amigos.
A atual gestão tem dado sinais quais apontam para uma forte tendência a uma ideologia socialista principalmente através do sr. Ricardo Piorino que ocupa o cargo de vice prefeito e secretário afastado da função devido a concorrer no pleito eleitoral. Em uma entrevista numa emissora de rádio da cidade diz: “ser totalmente contra o fim da saidinhas dos presos, que este ato não poderia ter sido aprovado pois tinha inocente pagando por este decreto…” quando o pais inteiro vinha sofrendo com os atos criminosos cometidos pelos beneficiados por esta lei e Pindamonhangaba nunca ficou fora dessa estatística que fazia presente quando registrada por inúmeros casos de furtos, roubos e assaltos por toda cidade.