Mutirões de melhorias técnicas da EDP beneficiam 3.000 clientes em seis bairros da zona rural de Taubaté

Operações serão executadas em dois dias com trabalhos de poda de vegetação sobre a rede e modernização de equipamentos

São Paulo, 11 de fevereiro de 2025 – Bairros da zona rural de Taubaté receberão hoje (11) e amanhã (12) mutirões de melhorias técnicas da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba.

Para a ampliar a qualidade e segurança do fornecimento de energia para mais de 3.000 residências, chácaras e comércios da região.

Os serviços contarão com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e serão executados em seis bairros

Localizados ao longo das rodovias SP-121 (Major Gabriel Ortiz Monteiro) e SP-125 (Oswaldo Cruz): Itapiru, Paiol, Carapeva, Rocinha, Santa Luzia e Pedra Negra.

O cronograma de atividades acontece das 9h às 17h durante os dois dias. Parte do serviço será realizado em regime linha viva, com a rede energizada;

Porém, para a segurança dos colaboradores da EDP e da população em geral, em alguns trechos será necessária a interrupção pontual do fornecimento de energia no momento de atuação das equipes.

Vale destacar que todos os clientes impactados já foram previamente comunicados sobre a suspensão temporária por meio de avisos de desligamento programado.

Serão executados serviços de substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema elétrico local, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica.

Hoje estamos com 10 equipes dedicadas à execução do mutirão e amanhã teremos 14 equipes envolvidas.
Essas são ações muito importantes para reduzir os impactos às redes elétricas provocados pelas tempestades e para ampliar a segurança e qualidade do fornecimento de energia à zona rural de Taubaté”, destaca o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.

Os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.

A execução dos mutirões foi intensificada desde novembro do ano passado, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025 da EDP.

São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região.

Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.

Ações de poda têm caráter preventivo e também são realizadas de forma regular ao longo de todo o ano em todas as cidades que integram a área de concessão da EDP.

Em Taubaté, por exemplo, em 2024 foram executadas mais de 10.500 podas de árvores, além da limpeza de cerca de 8.400 m² de faixas com vegetação.

 

Sobre a EDP South America

O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul.

Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde.

Com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo.

A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre.

Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo.

Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Atendimento à imprensa EDP

– Envio de demandas em horário comercial (9h às 18h): [email protected]

– Solicitações de imprensa factuais fora do horário comercial devem ser encaminhadas via ligação telefônica, por meio do celular de plantão da EDP: 11 94157-1854

Crédito da imagem: Divulgação/ EDP

Ramon DJ

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