Operação acontece em regime de linha viva, sem interrupção no fornecimento de energia
São Paulo, 22 de janeiro de 2025 – Equipes da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, realizam nesta quarta-feira (22) um mutirão de melhorias técnicas em cinco bairros de Cruzeiro, com foco em ações preventivas e de melhorias de serviço em sua área de concessão.
O mutirão acontece das 8h às 17h, e envolve serviços de substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema elétrico local, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica.
Mais de 4.500 clientes residenciais e comerciais dos bairros Embauzinho, Retiro Mantiqueira, Jardim Paraiso, Vila João Batista (parte alta) e Vila Maria serão beneficiados com os serviços.
“Estamos hoje com 18 equipes mobilizadas em Cruzeiro para a execução dos serviços. Esse trabalho preventivo colabora para a melhoria da qualidade no fornecimento de energia para os clientes e para reduzir os impactos à rede elétrica provocados pelas tempestades”, destaca o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.
Os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.
Os serviços ocorrem em regime de linha viva, sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia.
A execução dos mutirões foi intensificada desde novembro do ano passado, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025 da EDP.
São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região.
Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.
Ações de poda têm caráter preventivo e também são realizadas de forma regular ao longo de todo o ano em todas as cidades que integram a área de concessão da EDP.
Em Cruzeiro, por exemplo, em 2024 foram executadas mais de 2.600 podas de árvores, além da limpeza de cerca de 2.000 m² de faixas com vegetação.