Plano Verão da Distribuidora começou em dezembro segue em vigência até março
São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – A EDP, Distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte;
Destaca os cuidados com a segurança após o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo para tempestades com grandes volumes de chuva que permanecem até o final de semana.
De acordo com o alerta, a aproximação do fenômeno meteorológico conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) traz riscos de chuva volumosa, que pode vir acompanhada de raios, vento e granizo.
Os acumulados de chuva em um curto espaço de tempo podem chegar a 210 mm (Vale do Paraíba e Litoral Norte) e 150 mm (Guarulhos e Alto Tietê).
Em função desse cenário a Defesa Civil destaca a possibilidade de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Todas as informações dos órgãos de Defesa Civil e dados meteorológicos são acompanhados, em tempo real, pelo Centro de Operações Integrado (COI);
Qual é responsável pelo monitoramento e gerenciamento do sistema de distribuição da EDP.
A tecnologia é aliada para garantir a redução do impacto aos clientes, a partir de automatização que permite manobras no sistema de forma remota, em caso de necessidade.
Operação
O Plano Verão 2024/2025, lançado em dezembro pela Distribuidora, segue em vigência até março.
A EDP reforçou as equipes técnicas para mobilização em campo e no COI, além de equipes multidisciplinares.
No caso de elevação expressiva do nível de criticidade da operação, o plano estratégico prevê a migração de técnicos de outras regionais para áreas com maior impacto.
A companhia atua com a parceria de órgão de previsão de clima para relatórios especializados, ampliando a eficácia da sua gestão operacional no atendimento aos clientes e realiza o gerenciamento da operação por meio do COI.
A atuação é realizada em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.
No Litoral Norte, em São Sebastião e Caraguatatuba, por conta da característica da alta temporada e dificuldade de deslocamento nas vias, equipes técnicas ficarão alocadas em pontos estratégicos para garantir agilidade no atendimento caso necessário.
A Companhia também atua com um plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais;
Como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamentos elétricos para a sobrevivência.
Para isso, são estabelecidos níveis diferentes de criticidade que permitem uma mobilização conforme a necessidade.
Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 89% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online.
Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Call Center, pelo 0800 721 0123;
Para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a Companhia reforça o efetivo de atendentes em 24%.
Importante reforçar que, durante o período de tempestades, os cuidados com a segurança devem ser redobrados.
Seguem orientações:
1 – Durante as tempestades, fique em casa;
2 – Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores;
3 – Evite tomar banhos durante a tempestade;
4 – Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade;
5 – Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade;
6 – Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade;
7 – Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
8 – Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;
9 – Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.
No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:
- Site:www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul.
Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde.
Com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo.
A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre.
Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo.
Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.
Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Atendimento à imprensa EDP
– Envio de demandas em horário comercial (9h às 18h): [email protected]
– Solicitações de imprensa factuais fora do horário comercial devem ser encaminhadas via ligação telefônica, por meio do celular de plantão da EDP: 11 94157-1854
Crédito da imagem: Divulgação/ EDP