São Paulo, 27 de fevereiro de 2025 – A EDP South America, estrutura do grupo EDP que atua em todos os segmentos do setor elétrico, informou hoje que o seu Presidente João Marques da Cruz, permanecerá à frente da Companhia até 31 de maio, data em que cessará as suas funções.
Até à referida data, João detém o cargo com todos os poderes e atribuições decorrentes do mesmo, de forma que não haja qualquer descontinuidade nas operações e nos negócios do Grupo EDP na América do Sul.
O mandato do Presidente da EDP na América do Sul tem sido marcado por significativas conquistas e acréscimo de valor ao grupo.
Dentre elas, destacam-se a entrega contínua e consistente de resultados econômicos, a implementação da estratégia de rotação de ativos, a melhoria dos indicadores operacionais dos negócios e a criação da EDP América do Sul através da integração das atividades da EDP Brasil e EDP Renováveis no Brasil e Chile.
Estão previstos relevantes desafios nos próximos meses a prosseguir ainda por João Marques da Cruz, mais especificamente a finalização do processo de prorrogação das concessões de distribuição de energia.
Na última terça-feira, a ANEEL aprovou a minuta do termo aditivo de prorrogação das concessões por mais 30 anos, uma significativa vitória amplamente comemorada pelo setor, e especialmente pela EDP devido ao caso singular da concessão do Espírito Santo.
“O João juntou-se à EDP em 2007 e, ao longo dos últimos 18 anos, desempenhou um papel importante na expansão global da Companhia.
O seu mandato como Presidente da EDP na América do Sul foi marcado por uma trajetória de crescimento e entrega de resultados, que hoje se reflete na posição de destaque da EDP nesta região estratégica.
Gostaria de expressar o meu profundo agradecimento pela sua dedicação e pelo legado que deixa, desejando-lhe o maior sucesso no futuro”, afirmou Miguel Stilwell, CEO da EDP.
“É um grande privilégio trabalhar na EDP e trabalhar no Brasil tem sido um dos pontos altos do meu trajeto na empresa.
Agradeço a todas as pessoas da EDP na América do Sul que trilham e constroem comigo esta história de sucesso, e ao Miguel Stilwell a confiança depositada, o que me permitiu estar nesta deliciosa jornada neste país fantástico”, afirmou João Marques da Cruz.
A partir de 1 de junho, a EDP Brasil pretende designar João Brito Martins como Diretor Presidente da Companhia, cargo que acumulará com a responsabilidade pela gestão da EDP na América do Sul.
João Brito Martins desempenha funções no grupo EDP desde 2005, tendo sido Diretor Geral da EDP Espírito Santo entre 2017 e 2020 no Brasil e posteriormente Vice-Presidente de Distribuição da EDP Brasil até dezembro de 2021.
Em janeiro de 2022, João Brito Martins foi designado Administrador da E-Redes em Portugal.
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul.
Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde.
Com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo.
A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre.
Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo.
Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.
Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Atendimento à imprensa EDP
– Envio de demandas em horário comercial (9h às 18h): [email protected]
– Solicitações de imprensa factuais fora do horário comercial devem ser encaminhadas via ligação telefônica, por meio do celular de plantão da EDP: 11 94157-1854
Crédito da imagem: Divulgação/ EDP