Operação policial com apoio da EDP descobre furto de energia em restaurante no bairro Cidade Jardim, em Tremembé

Prática ilegal traz riscos à segurança, interferência na qualidade do fornecimento de energia na região e prejuízo à toda sociedade

São Paulo, 30 de janeiro de 2025 – Operação policial realizada na quarta-feira (29), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou a prática de furto de energia em um restaurante no bairro Cidade Jardim, em Tremembé.

No local, os técnicos da EDP identificaram o desvio na energia por meio de uma ligação direta no poste da concessionária.

A estimativa é de que o prejuízo causado pela fraude seja de mais de R$ 20 mil. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica.

O responsável pelo estabelecimento deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa“.

Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Histórico

Esse é o quarto flagrante de fraude registrado pela EDP no Vale do Paraíba e Litoral Norte em 20 dias. Em 9 de janeiro, uma fábrica do ramo alimentício em Taubaté foi alvo de operação policial contra a irregularidade.

Já em 21 de janeiro, uma padaria, também em Taubaté, teve a fraude descoberta pelos técnicos da distribuidora.

E no dia 22 de janeiro foi a vez de uma academia em São Sebastião. As quatro ocorrências somadas correspondem a um prejuízo de cerca de R$ 60 mil.

Estratégias

Esforços desenvolvidos pela EDP nos últimos anos demonstram a eficácia progressiva das operações antifraude desenvolvidas em toda a sua área de concessão.

Entre os resultados conquistados, por exemplo, está a redução expressiva de   reincidências na prática de fraudes de energia, com destaque para os clientes de grandes cargas (comércios e indústrias).

O uso da inteligência artificial baseada em algoritmos traz mais assertividade nas ações da companhia e outras estratégias contribuem para restringir a prática das irregularidades.

Uma delas é a ampliação de pontos de blindagem mecânica nas instalações de grandes cargas que fraudam energia. Além disso, a parceria entre órgãos públicos, como a polícia, é fundamental e intensifica a mitigação deste crime.

Riscos e prejuízos

A EDP reforça sobre os riscos das fraudes de energia, que muitas vezes são realizadas de forma amadora, sem condições mínimas de segurança, colocando em risco quem pratica a ação e todo o entorno.

Além disso, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta ou intermitência.

No fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.

A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, com a técnica e os equipamentos de segurança necessários.

Vale ressaltar que o furto de energia elétrica também traz prejuízos a todos.

Um dos impactos é a queda na arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia e podem beneficiar a sociedade em áreas importantes, como saúde e educação.

Além disso, de acordo com as normas da Aneel, a composição do valor da tarifa de energia também leva em conta as perdas elétricas.

Desta forma, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

A EDP orienta que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:

  • Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento: 0800 721 0123

Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.

Sobre a EDP South America

O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul.

Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde.

Com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo.

A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre.

Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo.

Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Atendimento à imprensa EDP

– Envio de demandas em horário comercial (9h às 18h): [email protected]

– Solicitações de imprensa factuais fora do horário comercial devem ser encaminhadas via ligação telefônica, por meio do celular de plantão da EDP: 11 94157-1854

Crédito da imagem: Divulgação/ EDP

Ramon DJ

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