Ao contrário da postura adotada pelo candidato da atual gestão, que não compareceu à data previamente definida para que o mesmo apresentasse suas propostas de governo ao grupo organizador do evento, o candidato a prefeito de Pindamonhangaba Paulo Sérgio Torino (PSD) compareceu à sabatina realizada pelo Observatório Social em parceria com a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) e Sincomércio na noite da última sexta-feira, 23, no auditório do Hotel Intercity.
A rodada de entrevistas definiu uma data para que cada candidato ao Executivo municipal apresente suas principais propostas de governo e responda à perguntas temáticas sobre os diversos assuntos que envolvem a cidade.
Em sua participação, Torino primeiramente respondeu seis perguntas sobre os temas: saúde, segurança, desburocratização para abertura de empresas, infraestrutura (asfalto), iluminação pública e a vinda do SESC para a cidade.
Ao falar da saúde, Torino reforçou seus planos para reduzir drasticamente as filhas de espera por cirurgias, viabilizando parceria para o uso do centro cirúrgico da Santa Casa nos períodos ociosos como madrugadas e finais de semana, defendeu a utilização da Telemedicina para ampliar e facilitar o atendimento básico e agilizar o encaminhamento a especialistas, além de tornar o sistema de regulação de vagas eficaz, profissional e não político.
Na área da segurança pública, Torino apresentou seu plano para dobrar o número de Guardas Municipais, ampliar a frota e pagar o adicional ao profissional que trabalha armado, como previsto e aprovado em lei – hoje não cumprido. Além disso, o candidato ressaltou a importância de aumentar o valor da diária do policial na atividade delegada, hoje uma das mais baixas da região.
Também foi citado o plano de descentralizar a central de monitoramento para outras duas regiões da cidade, ampliando o acesso e melhorando a vigilância monitorada.
Já sobre a desburocratização para abertura de empresas, o candidato Torino ressaltou que é necessário primeiro atrair as empresas para a cidade, reestruturando áreas como saúde, educação e segurança para que as empresas queiram se instalar no município, indo muito além de uma questão tributária.
Mas que a desburocratização será parte de uma proposta ágil e inteligente, que funcione efetivamente para otimizar o tempo e facilitar a abertura de novos negócios de qualidade.
Na área da Infraestrutura e pavimentação asfáltica, o candidato destacou: “Asfaltar onde realmente precisa e não em cima de asfalto bom”. Foi dessa forma que Torino começou a sua fala sobre asfaltamento e embelezamento da cidade. O Candidato também pontuou que deixar Pinda mais atraente é importante para o bem-estar da população e atração do turista, mas que isso precisa ser no município todo e não somente na entrada e avenida principal.
Quando questionado sobre Iluminação Pública: Torino argumentou sobre uma possível redução da tarifa CIP contida na conta de energia elétrica. Ele ainda recordou que se trata de um imposto que não pode ser extinto, mas é possível realizar um estudo para que seja reduzido. E já que a cidade passou a utilizar lâmpadas de Led na iluminação pública, ele afirma que criará um sistema inteligente de gestão da iluminação para reduzir o consumo e assim gerar mais economia ao bolso do munícipe. Mais uma vez ele reforçou que o plano também deve contemplar toda a cidade, e não somente as regiões centrais.
E a respeito da Instalação do SESC na cidade: Torino foi enfático ao dizer que “o desejo de trazer o Sesc para a cidade também faz parte dos seus planos “. Ele destacou o potencial de expansão e desenvolvimento que uma unidade do SESC pode alavancar para o local onde for instalado. E abordou que o projeto já está sendo estudado e que, com certeza terá seu apoio para implantação.
Paulo Sérgio Torino também respondeu perguntas da plateia sobre transparência, readequação das rotatórias, mobilidade urbana, educação municipal profissionalizante, entre outras.
O conteúdo da sabatina foi transmitido ao vivo pelas redes sociais das instituições envolvidas.
Sobre Torino 55:
Paulo Sérgio Torino tem 58 anos, é físico e pedagogo, tem grande parte de sua vida dedicada à Educação e a Formação Profissional, exercendo a função de Diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Pindamonhangaba há 25 anos. Foi vereador em 2001 e candidato a Deputado Federal.

23/04/2025/
No Comments
Aberto ao público, o evento vai contar com a presença dos atletas e diretoria da equipe…